Porque Barcelona?

Afinal Naan, porque você escolheu justamente a cidade de Barcelona e não qualquer outra?

giphy4

Bom, eu faço vídeos de skate há mais de 10 anos e foi por meio do skate que ouvi falar de Barcelona.
Uma das arquiteturas mais perfeitas do mundo para andar de skate, gravar e fazer fotos. Toda a meca do skate mundial vai pra lá no verão, sendo assim você encontra personagens icônicos do skate casualmente, tomando um café ou dividindo uma pizza com um amigo pela rua.
Além da cidade ser toda plana, o que possibilita você a andar a pé, bike ou skate todos os dias, tem montanhas, praias e as melhores festas também estão lá 🙂
Isso para todo mundo (ou quase) do meio do skate é como um sonho e comigo não foi diferente.
Foram praticamente nove anos escutando histórias de amigos que iam e voltavam da Europa todo ano.
EU TINHA QUE CONHECER ESSA CIDADE!
Ok! Eu sei que não é correto, mas sinceramente.. eu já sabia que quando fosse pra lá não voltaria. Também pesquisei pouquíssimo sobre mercado de trabalho, moradia, como estudar e todas essas coisas básicas que se deve fazer quando vai viajar, simplesmente me deixei levar pela emoção e me joguei.

giphy3

CHEGUEI EM BARCELONA!!! 😮
Logo no aeroporto encontrei com Gregório e José e de lá seguimos para o centro da cidade encontrar com amigos que já vivem por lá.

DCIM100GOPRO

Como em quase tudo na vida, no começo é tudo lindo..
Eu tinha um pouquinho de dinheiro no bolso, já tinha lugar para ficar e estava na cidade dos meus sonhos, que mais iria querer?
Realmente é uma das cidades mais lindas que já vi, a cada esquina é uma paixão nova, seja pela arquitetura, pessoas diferentes do seu cotidiano e claro, skate pra todo lado.

giphy7

Depois de conhecer algumas festas, muitos lugares bons para andar de skate e algumas pessoas, veio a rotina. E foi aí que me perguntei:
– Tá tudo lindo, mas quero me agilizar.. Como será que faço pra conseguir trabalho?
Comecei a perguntar para todas as pessoas que conheci e até no consulado o que foi falado foi: “Aqui você tem três formas de “se dar bem”:
1 – Tentar algum trabalho ilegal, onde serão trabalhos como pintor, pedreiro e em algumas cozinhas, trabalhando 10 horas ou mais com contrato de 6 horas.
2 – Fazendo seu empadronamiento (documento que comprova para o governo que você vive em uma residência da Espanha) e aí esperar três anos para dar entrada em uma solicitação de trabalho, se houver alguma empresa precisando do seu trabalho e não houver mão de obra da Espanha você pode conseguir um contrato de trabalho e aí não estará mais ilegal no país.
3 – Casando-se com uma espanhola.
Bom, eu já tinha meu empadronamiento mas não tinha dinheiro para esperar três anos, não estava afim de “arranjar” um casamento só para conseguir os documentos para ficar legal no país, então fui atrás dos sub-empregos.
E o Legal é que quando cheguei tinha toda energia do mundo, fui em restaurantes, bares e em alguns lugares específicos para procurar empregos na área de construção e nada. Eu tinha toda a disposição do mundo pra levantar uns trocados, mas estava difícil..
Procurei também trabalho na minha área (foto e vídeo) e por indicação de uma amiga consegui entrar em parceria com uma Dj da Bélgica que vive em Barcelona e começou a rolar alguns vídeos de festas, mas nada que fosse suficiente pra me manter por lá.
O que tem me salvado até hoje são alguns freelances que faço para clientes do Brasil, o que pra mim está sendo ótimo, porque não preciso necessariamente estar em Barcelona e sim em um lugar com meu computador e internet 😀
Aqui tem um resumão dos trabalhos que desenvolvi no ano passado aqui na Europa:

Bom, um ano se passou..
Tive a oportunidade de conhecer Berlim e também algumas cidades da Itália (Vai ter posts falando sobre essas cidades :D)
Fiz alguns trabalhos na minha área, ajudei a cuidar de 01 cadeirante, ajudei em um bar, tive uma vida de casado com uma espanhola, morei em mais cinco casas diferentes, conheci gente pra caramba e.. o dinheiro acabou, o que fazer?
Tinha mais 20 dias de aluguel pago e sem perspectiva nenhuma de como conseguir dinheiro para o próximo aluguel.
Foi aí então que comecei a procurar novas estratégias para moradia e cheguei até o Worldpackers, site que permite que você possa trocar sua mão de obra (seja ela qual for) por residência, refeições e alguns outros benefícios. Aí eu pensei:
“Pô, vou poder conhecer a Espanha, conhecer e ajudar pessoas, em troca disso não pago minha estadia, refeição e lavanderia e ainda tenho meus freelas pra me ajudar com um gasto aqui ou ali? Fui..”

É isso, me joguei nessa idéia, me agilizei pra levantar um pouco de dinheiro e agora estou postando esse texto direto da estrada..
Fiz um vídeo bem legal do meu primeiro mês com essa experiência Worldpackers e logo começo a postar aqui pra você.
Espero que você goste e que de alguma forma te inspire a se jogar e fazer o que tem vontade.

Obs: Se tiver alguma sugestão ou dúvida sobre os posts ou blog, deixe aqui nos comentários que quero fazer o possível pra deixar esse espaço legal pra todo mundo.

Nos falamos em breve 🙂 ..

4 Comments

  1. Se falou o motivo de ter ido pra barcelona, que largou tdo no brasil e foi na emoção, mas em questao de idiomas vc ja falava ingles fluente ou outra lingua ? que seria o espanhol eu acho ? vlw Sucesso !

    1. Fala Jonatas, blz?
      Valeu pelo comentário..
      Meu inglês nunca foi muito bom no Brasil, tinha estudado muito pouco e Espanhol tinha uma pequena noção por ter trabalhado alguns meses com Mexicanos em São Paulo, mas era basicamente o famoso “portunhol”. O inglês aqui eu uso mais quando conheço um pessoal de fora da Espanha e o Espanhol por ser uma língua super próxima ao Português está rolando de aprender tranquilo. O mais legal é que as pessoas quando percebem que tu não domina o idioma, são super pacientes, falam mais pausadamente e te ajudam nas traduções. Assim te dá mais vontade de aprender e se comunicar melhor com eles 🙂

Deixe um comentário